........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Domingo, 17 de Julho // Vielas Coloridas

Mais uma vez, tivemos um dia muito colorido e especial. Todos começaram o dia muito empolgados para o Vielas Coloridas, mesmo depois de um intenso sábado de maracatu.

Na dinâmica da grande roda da manhã já surgiram muitas rísadas e rostos novos, isso é bem legal, pois muitas pessoas de fora tambem vêm participar, muitas delas até gostariam de estar no mutirão.


Quando chegamos no Parque Industrial, um bairro muito carente de Embu Guaçu, fiquei contente em ver a alegria e o acolhimento da comunidade. As paredes sujas e cínsas começaram a ter vida e cor! É bonito ver como a comunidade é aberta com agente e como os "artistas" se doam, mas lindo mesmo é saber a diferença que podemos fazer no dia-a-dia dos moradores que agora têm suas casas coloridas e que isso os tragam de alguma forma conforto e paz diante de uma realidade tão dura e que tenham acesso a outras coisas e que conheçam novas formas de arte.

16 de Julho // Maracatu em Embu Guaçu

TU MARACA?! TU MARACATU!

Do Silêncio a chamada das caixas e tarois deixam todos em alerta, pois a qualquer momento os tambores vão ecoar, os gonguês repicar, os mineiros e abês tremer e então começa os mais variados toques das alfaias, baque de marcação, baque de parada, baque de male, baque martelo, baque afoxé, virações até que ouve apito...

“Eu vim de longe pra bater nesse tambor!”.

Eu vim de longe bater nesse tambor de cimento, de cores, de risos, nesse tambor que me faz acreditar que existe a transformação para um Brasil melhor. Ver o Mucambos no dia 16 foi ‘irado’! Um sábado lindo e ensolarado, parecia que só via um céu daquele quem estava aqui tocando, dançando, cantando, grafitando, trabalhando, animando com a gente aqui no Aramitan.

Sexta-feira, dia 15 de Julho // Dia do plantio

Sexta-feira foi um dia muito diferente porque nós fomos plantar árvores. Foi um dia muito lindo mesmo !


O dia começou com um café de manhã muito especial porque a Luma e a Krow tinham preparado Pães de Quejo muito saborosos. Depois do café de manhã uma piruá chegou para nós buscar e nós levar para a entrada do parque. Como sempre, a viagem foi muito musical, com pandeiro, cantos e alegria. Para mim eu que não sou brasileira, é uma coisa muito especial e eu amo ver a importância da música na cultura brasileira, até para uma viagem de só deis minutos !

Lá no parque, fizemos uma roda e cantamos uma canção muito linda. É uma canção com duas vozes (Grave e Aguda) sobre um grupo de amigos que não encontram o carro e que o procuram! A melodia é muito linda e a coreografia associada muito divertida. Depois fomos a outro lugar para começar a plantar árvores. Tiveram muitos árvores para plantar mas ao final do dia, conseguimos plantar todos.


Quinta-feira, dia 14 de Julho

O nosso dia começou com um belo café da manhã e todos estavamos já de pé às 07:30 da manhã. Tivemos o café da manhã até às 8:30 e depois formamos uma roda para participar de uma dinâmica, como todos os dias nos fazemos!

   Começamos com uma música do "Bemba" para começar o dia antes de trabalhar e com isso as atividades foram divididas em grupos com várias pessoas que foram trabalhar no reboco da casa dos voluntários, outros foram para a área ao lado e a piscina onde tinha vários retalhos de azulelhos e telhas!

Terça-feira, dia 12 de Julho

É incrível a sensação de amor e carinho que nos acompanha a todo instante aqui. É lindo voltar para o Aramitan depois de um tempo e perceber que o Aramitan nasceu e não é apenas um projeto. As crianças estão sempre presentes nos trazendo lembranças e trazendo simplicidade, amor e responsabilidade.

 Após um delicioso café da manha, cantamos e cada um escolheu o trabalho que gostaria de fazer durante o dia. A casa dos voluntários esta ficando muito legal, estamos rebocando as paredes, hoje foi um pouco difícil porque o Arnaldo não veio.

O almoço estava uma delicia como sempre, preparado pela dona Jacinta e os ajudantes. A noite fomos quase todos para a cidade comer pizza, foi muito engraçado, os donos da pizzaria não estavam esperando tanta gente, mas ficaram muito felizes em nos receber. Na ida e na volta fomos andando pela linha do trem, estava uma noite maravilhosa de lua cheia muito estrelada, e acompanhamos um trem enorme passando, foi  muito lindo e especial, viemos cantando e tocando pandeiro.

É muito bom estar aqui e acompanhar de perto a historia do Armaitan.

-- Estefânia Monn de Melo

La segunda semana / Die zweite Woche

La segunda semana ya comenco en el Workcamp y con nueva energìa empezamos el trabajo. El sol brilla y esta un poco mas caliente – los condiciones perfectos para trabajar.

En el circulo de la mañana cantamos una nueva cancion y distribuimos el trabajo. Con Jeremie y Mary (Canadiense), Rogerio (Brazil) Phillip (Ingles) y Manu (aleman) voy a trabajar en el terreno al lado de Aramitan. Hasta ahora el terreno no esta usado pero los planes ya estan forjados para crear un parque infantil y una huerta al lado. Con azada, batidera y carretilla vamos a limpiar el espacio de yerba y piedras y al mismo tiempo estamos conociendonos en el grupo.

Trabalho e Oficina de Estêncil

Neste dia o trabalho seguiu na casa dos futuros voluntários. Um grupo fez a massa, outro o piso, a limpeza, cozinha.

Depois do trabalho houve uma oficina de estêncil, quem ensinou foi o Álvaro. Para mim esta parte do dia foi muito especial, principalmente pela participação das crianças que aconteceu de um jeito super espontâneo num momento que a oficina já estava quase acabando, mas na verdade foi um novo começo, pois começou tudo de novo. As crianças chegaram e saíram pintando tudo, roupas, papéis , chão...até o rosto.

Está sendo um mutirão diferente, como os outros também muito especial e divertido e eu estou conseguindo perceber a importância do ARAMITAN, o significado começa a fazer sentido na prática:

“A criança que une o Céu e a Terra”

E é muito bom nos unir a elas!

Os trabalhos que fizemos com estêncil ficaram muito bons, tantos que muitos querem continuar fazendo nas horas livres.

-- Grace

Quarta-feira, dia 6 de julho

O trabalho continuou junto com as crianças Jadson, Hacner, Picolino (Willian), Lukas, Matheus nos ajudarem a fazer massa. Que massa!

Na parte da tarde alguns foram carpir o terreno ao lado, que está com o mato bem alto. Até cobra acharam.

A noite tivemos uma pequena apresentação oficial e a Tati falou sobre o Aramitan e a historia... foi super divertido. Cada dia está sendo melhor.

Beijo me liga

-- Grace

Workcamp started

The days always start at 7:30 with breakfast and at 8:30 we all meet for the morning circle.
During the first week we sang a song in the mornig circle which comes from South Africa, back from the time of the Apartheid. After the song we always play a different warm up game and then divide the volunteers into the different working areas.

Vielas Coloridas!

No dia 17/07/2011 vai acontecer o próximo Vielas Coloridas!
Nessa vez vamos pintar as vielas no Parque Industrial em Embu-Guaçu.
Como sempre, todos estão convidadissimos a participar‼!!


Vielas Coloridas 17/07/2011 from Manuel Graf on Vimeo.

--Manuel