Neste mês de novembro o Espaço Jovem Aramitan foi dedicado a Consciência Negra.
Para nós é momento de celebração e trocas, o Projeto Espaço Jovem Aramitan completa 4 anos de muitas vivências, trocas e consciência!!
Sendo assim, vamos relembrar 2011?...
aramitan.blogspot.com.br/2011/11/consciencia-negra-dia-19-de-novembro-de.html
Bom, durante as atividades deste final de semana tivemos a presença de Ricardo Anselmo e Querud (Haiti) e do Ola (Nigéria). Ricardo cozinhou um prato típico do Haiti (Hanger-Hti), a base de banana da terra (Banane peze), salada picante (Piclise) e batata doce com amendoim. Estava uma delicia!
A tarde, ele e Querud contou a história, a geografia, os costumes, a cultura do Haiti e depois fizemos uma roda de conversa para discutir sobre costumes, politica e preconceito. Também tivemos momentos muito descontraidos dançando a linda musica haitiana :)
No final da tarde Ola pode nos mostrar uma concepção mais ampla da Nigéria. Seu idioma, seus pensamentos a respeito de uma política até mais difícil que no Brasil.
Texto em Orubá dedicado às crianças.
OMO NI YIN OLOWA, OMO NI ERE É .
JEKI OMODE WA SI ODO RÉ,
TU WIPE AWON NI YOBA ORUN.
Criança é orgulho de Deus, é ganho dele. crianças vem pra você, porque eles são reis no céu.
OLA ~ Nigéria.
Ainda na sexta a noite, Alomia MC fez um show demais na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato em evento que teve apoio da Secretaria de Cultura de Embu Guaçu, Movimento a Verdadeira Cultura de Embu Guaçu e Aramitan.
Alomia MC trouxe poemas e muito da luta dos negros na Colombia e também mandou muitooo na musica! Também compartilhou conosco alguns momentos da própria vida dele e seu recém lançado clipe: “Pa Mi Gente”
http://perraps.com/post/133346811604/especial-consciencia-negra-perfil-alomia-mc
Sábado e Domingo foram dias de muitooo trabalho :)
Finalmente temos todas as instalações necessárias para o Corpo de Bombeiros e agora é momento de limpar a casa para recebermos os documentos necessários para muito em breve podermos, se Deus quiser, voltar a atender as crianças!!
Não podemos negar que foi um final de semana muito rico, em que a palavra Amor foi dita em muitos momentos pelos nosso convidados, assim como família, amor ao próximo e pela humanidade.
Sem dúvida foi um final de semana em que não só aprendemos sobre a cultura nigeriana, afro-haitiana, afro-caribenha e afro-colombiana - seu idioma, suas virtudes, sua historia e sua arte, mas acima de tudo aprendemos que união e amor é de conceito Universal de fortalecimento e humanidade.
Até os próximos dias.
Axé pra todo mundo.
Axé.
Arte - convite - Ingrid Oliveira
Alomia MC