........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Observando Rios - encontro de monitores




Ola!!!


Ontem aconteceu o encontro de monitores do Projeto Observando Rios da Fundação SOS Mata Atlântica, do qual fazemos parte.

Embu Guaçu, município 100% mananciais e produtor de água da Sub-bacia da Guarapiranga, está representado hoje pelo Aramitan, que faz mensalmente a análise do Rio Congonhal, que passa próximo a Associação Aramitan.

Foi um dia muito legal! Com muitas trocas entre os inúmeros grupos, cheio de energia e vivências.
Pudemos trocar experiências, aprendendo com iniciativas de outros grupos e compartilhando as nossas.

São mais de 2 mil pessoas envolvidas no projeto em toda Bacia do Tietê. Cada grupo monitora um ponto da Bacia e a partir da metodologia de análise da SOS Mata Atlântica e desta análise surge um mapeamento destes resultados a partir de cores que representam a qualidade da água.

Triste saber que a maior parte dos rios estão em condições aceitáveis, ruins ou péssimos...

Viva as nossas águas! Viva o Tietê!

Ao final do encontro, tivemos um ato simbólico muito bonito do encontro das águas dos grupos de monitoramento, devolvendo-a ao Tietê no momento em que encontrávamos Dan Robson em mais uma expedição de analise do Tietê de sua vida profissional como ecoesportista.






Canal Aramitan + Espaço Jovem

Ola pessoal,

Gostariamos de deixar registrado um momento muito bonito e especial que tivemos no final de semana passado, dias 28, 29 e 30 de agosto de 2015 com a apresentação de mais um Canal Aramitan e mais um espaço jovem.

Na semana anterior ao evento Ingrid, Elcio, Nicholas, Gustavo e outros integrantes do movimento A verdadeira Cultura de Embu Guaçu e do Aramitan trabalharam muito para que estivesse tudo preparado para o dia.




Dando inicio ao Espaço Jovem fomos na sexta-feira dia 28 ao Seminario Socioambiental de Embu Guaçu na Câmara Municipal com a apresentação e debate do Arquiteto Carlão, Mario Reali (arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Diadema) e Nilto Tatto (Deputado Federal). Aprendemos e compartilhamos bastante no Seminario e pudemos apresentar também nosso trabalho de monitoramento do rio Congonhal junto a Fundação SOS Mata Atlântica.

Sabado pela manhã estivemos trabalhando no Aramitan e a tarde fomos para a biblioteca do Centro Cultural e realizamos todos os testes de imagem e som para o tão esperado evento :)



No fim da tarde as pessoas começaram a chegar e foi uma grande alegria poder compartilhar este momento de Charlie Chaplin com pipoca, suco e churros!! :). Participaram do Canal Aramitan cerca de 60 pessoas de Embu Guaçu e para isto contamos com a colaboração da Secretaria de Cultura que nos apoiou e nos cedeu o espaço da Biblioteca para este evento.







"Estava conversando com um dos meninos, da satisfação que é poder realizar o canal Aramitan, depois de ver tanta gente feliz ali dentro da biblioteca. Ele me comentou assim: - É, inclusive por que aqui em Embu Guaçu não tem cinema. Foi quando caiu minha ficha e vi a extrema importância de realizarmos este trabalho" 
(Ingrid Oliveira)






















Domingo tivemos mais um grupo de estudos com Daniel Stosieck, da Alemanha, quem trouxe uma reflexão muito interessante sobre Paulo Freire.

Em seguida fomos realizar mais um monitoramento do Rio Congonhal, felizes por termos conseguido fazer com que o vazamento de esgoto fosse consertado pela sabesp, apos inumeros protocolos e insistência...

A tarde ainda fomos relaxar e curtir um otimo samba na Associação Comunitaria Monte Azul, ao som de Samba da Vela! :)