........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Domingo no Aramitan

Domingo não foi dia de ficar em casa jogado no sofá, aqui no Aramitan teve muito trabalho. Neste domingo (26) ocorreu uma revitalização do ambiente, onde com a ajuda de voluntários da Monte Azul, moradores do bairro e outros. Cortamos as unhas de gato que havia no muro. O que deu outra cara ao ambiente e também o que levou maior parte do dia. Outra turma ficou responsável pela pintura e montagem da nova sala que teremos aqui: A Sala do Meio Ambiente.





Mais tarde já descansados do almoço, demos continuidade ao projeto “Observando os Rios” onde fizemos o segundo monitoramento do rio Santa Rita. Iniciado pelo Programa Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.



Mesmo estando em um numero pequeno de pessoa não faltou alegria e disposição para realizarmos cada tarefa. Fechamos o dia com um delicioso café da tarde.




 E muito satisfeitos com os resultados obtidos neste domingo. 
                                                                                                                       Carolaine Moraes

Mutirãooooo, dessa vez em dose mini para re-vi-ver...

Entre os dias 27 e 29 de março o Aramitan contou com a presença de voluntários da Monte Azul, voluntários da Demetria, pessoas além de outros voluntarios como eu que experimentaram pela primeira vez a vivência de um mutirão no Aramitan.









Na sexta feira algumas pessoas já iniciaram a jornada indo ao Panelafro, que segundo o que fiquei sabendo se trata de uma manifestação da cultura popular afro-brasileira, realizada na casa de cultura do M’BoiMirim. 




Já no sábado depois do café da manhã o trabalho começou com foco em organizar e realizar uma “manutenção” dos espaços do Aramitan, com limpeza dos banheiros, organização da cozinha, corte da grama, além de uma limpeza geral dos espaços. Após o almoço, realizamos uma roda de conversa com o Césinha, membro da SOS Mata Atlântica, que girou em torno do novo projeto, relacionado a medição da qualidade da água do Rio Santa Rita que corre próximo ao Aramitan, e que será realizada por nós! Enquanto um grupo realizava essa medição, outras pessoas continuaram com as atividades da manhã. O dia ainda contou com mais uma roda de conversa, uma oficina de pães e um tempo para conversar e aproveitar uma fogueira no período da noite.


No domingo o dia começou cedo, com mais trabalho para ser realizado, como organizar e limpar a biblioteca, pintar uma parede que necessitava de pintura, além de separar roupas para o bazar e finalizar as atividades do dia anterior.

Logo após o almoço algumas pessoas do bairro viram a movimentação e já se interessaram pelo bazar e contribuíram dessa forma para o Aramitan! :)  Em breve teremos mais!














Enfim, toda aquela energia e a disposição que cada um contou para estar lá, continuando a cuidar do trabalho de outras pessoas, para outras pessoas, e certamente com o carinho e coletividade de todos os presentes lá, foi o que moveu o fim de semana!
Nicolas











Observando rios - SOS Mata Atlântica!

Em 28 de março, aniversario de Embu Guaçu, durante o Mini Mutirão de Embelezamento do Aramitan, recebemos o ambientalista Cesar Pegoraro, do Projeto “Observando os Rios” que faz parte do Programa Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica para o início de uma importante parceria para monitoramento da qualidade da água do Rio Santa Rita.

Depois de uma palestra sobre o projeto Observando os Rios, Cesar entregou formalmente o Kit de Análise para o Aramitan e o grupo foi para o Rio Santa Rita, que passa a poucos metros do Aramitan e foi escolhido por ser um dos principais afluentes do Rio Embu Guaçu, que abastece a Represa de Guarapiranga. Este encontro marcou a criação do Grupo Aramitan de Observação do Rio Santa Rita que vai passar a monitorar mensalmente o rio e aferir o Índice de Qualidade da Água (IQA) com o envio de relatório para divulgação no mapa interativo do programa pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Todos os interessados são bem-vindos para se juntar ao grupo. Logo vamos divulgar a data do próximo monitoramento e esperamos contar cada vez mais com jovens de Embu Guaçu, engajados na luta pela preservação dos rios e e da mata deste município 100% Manancial.

O Aramitan está de olho no Santa Rita!

Juliana NF Lima



Para saber mais sobre o Programa Rede das Águas, o projeto Observando os Rios e a metodologia:

A Rede das Águas, é um programa de mobilização e monitoramento da qualidade da água voltado a engajar cidadãos e organizações em ações de conservação, recuperação e gestão participativa da água, por bacias hidrográficas. Para isso, desenvolve e dissemina metodologias, promove educação ambiental e reúne os projetos da Fundação SOS Mata Atlântica relacionados ao tema e à políticas públicas de água e florestas.

Para agregar outras bacias hidrográficas, esse projeto foi ampliado e passou a se chamar “Observando os Rios”. A metodologia, desenvolvida especialmente para a Fundação por Samuel Murgel Branco e Aristides Almeida Rocha, com a contribuição de muitos especialistas, se vale da percepção e de kits de análise para aferir o Indice de Qualidade da Água ( IQA) e conta com ferramentas de gestão a distância e bancos de dados que permitem que seja utilizada por grupos de monitoramento que integram a Rede das Águas, em diversos rios e mananciais.