........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Dia 24 - Véspera de Natal!

 Segunda feira, ultimo dia de branco para muitas partes do Aramitan, o trabalho de pintura na casa acabou e começamos prestar atenção nos detalhes- Na terça uma turno se dedico os acabamentos e o outro revocou, outros pintaram os vãos das janelas e o resto preparou todo para a noite de natal. A jornada foi ate o meio dia e a turma das janelas ficou até as cinco da tarde na pintura. Os demais ajudaram na cozinha e continuaram fazendo os presentes de natal.
As seis da tarde, aproximadamente, já estava toda a comida terminada, o centro cultural estava sendo decorado com luzes de cores, latas pintadas, um palco especial onde se colocariam todos os presentes, flores cadeiras e mesas. Cada um estava em seu assunto, preparando se de seu jeito e as 9 da noite começamos a nos encontrar depois de tomar banho, vestidos como sempre que acontece algo diferente. As 10.30 já estava todo pronto para desfrutar em família, para encontrar nos reunidos ao redor da mesa, para começar com o verso, um verso diferente. Tomados das mãos cada um agradeceu por alguma coisa e logo fizemos a nossa oração. Comimos, reimos, esperamos à meia noite e quando hora chego brindamos, nos abraçamos e nos reunimos ao redor dos presentes que cada um tinha feito durante a semana para que um outro recebesse. Os presentes foram recebidos com uma dinâmica e depois de cada um ter o suo nos dirigimos ao jardim, onde tínhamos armado um caracol com panos e velas. Sentamos-nos ao redor e de a um, acompanhados pela musica, fizemos uma outra dinâmica na que recorremos o caminho do caracol tomando uma das velas que tinha no caminho e acendendo ela para pedir luz por alguém ou alguma coisa. Quando acabamos o caracol esta iluminados com a luz de cada um e após tanta iluminação e emoção comimos a sobremesa e fizemos uma fogueira.
Foi um natal diferente para todos, para muitos foi o primeiro natal fora de casa, mas tinha tanto carinho, harmonia e amor em cada coisa que foi feita e em cada palavra que foi dita que todos conseguimos sentir nos em casa. De agora em mais todos sabemos que temos uma outra família para compartilhar coisas que só as famílias compartilham, outra família alem das nossas, uma família que nos une e que foi construída neste lugar chamado Aramitan.

Antonella Filliol






 





Um comentário:

  1. Vingue Aramitan, leve união entre nós! ... Que essa família cresça a cada dia e que o potencial transformador desta se espalhe pelo mundo a fora levando amor, igualdade e esperança para todos àqueles que precisam - todos precisamos. Um abraço forte em cada um...

    ResponderExcluir