........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

O Capitalismo e a Sociedade do Espetáculo



Estamos na terceira semana do Semi-Multi.sempre temos palestras que nos fazem questionar,aprender e criticar, e hoje recebemos  a Companhia de teatro, A Brava.Que trouxeram questões como o capitalismo e o que a sociedade do espetáculo faz com o ser humano, as empresas querem nos dizer o que é felicidade,como devemos viver. “Abra a felicidade”, “Vem ser feliz”.
A Brava nos trouxe um exemplo de publicidade que passa isso a sociedade, uma propaganda que diz pra você que pensa sempre nas mesmas coisas mudar de opinião,abrir espaço para o novo.Tentam nos dizer simplesmente vivam, “nós pensamos por você”.Nós sabemos quem é esse “nós”,a questão é queremos que pensem por nós?Eles querem nos dizer o que é bom,e que pra sermos felizes precisamos cada vez mais sermos consumistas,nos transformando em só mais um número e nos tornando maquinas .Isso é o que eles chamam de “evolução”.

“A mercadoria pode ser compreendida na sua essência apenas como categoria universal do ser social total. É apenas neste contexto que a retificação o momento, dentro do processo de alienação, em que a característica de ser uma coisa se torna típica da realidade objetiva surgida da relação mercantil adquire uma significação decisiva, tanto pela evolução objetiva da sociedade como pela atitude dos homens em relação a ela, na submissão da sua consciência às formas nas quais esta retificação se exprime... Esta submissão acresce-se ainda do fato de que quanto mais a racionalização e a mecanização do processo de trabalho aumentam, mais a atividade do trabalhador perde o seu caráter de atividade, tornando-se uma atitude meramente contemplativa.”
 Guy Delbord.


Tallita Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário