........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

16 de Julho // Maracatu em Embu Guaçu

TU MARACA?! TU MARACATU!

Do Silêncio a chamada das caixas e tarois deixam todos em alerta, pois a qualquer momento os tambores vão ecoar, os gonguês repicar, os mineiros e abês tremer e então começa os mais variados toques das alfaias, baque de marcação, baque de parada, baque de male, baque martelo, baque afoxé, virações até que ouve apito...

“Eu vim de longe pra bater nesse tambor!”.

Eu vim de longe bater nesse tambor de cimento, de cores, de risos, nesse tambor que me faz acreditar que existe a transformação para um Brasil melhor. Ver o Mucambos no dia 16 foi ‘irado’! Um sábado lindo e ensolarado, parecia que só via um céu daquele quem estava aqui tocando, dançando, cantando, grafitando, trabalhando, animando com a gente aqui no Aramitan.


Para mim foi mais que especial esse dia, pois todos esses anos que vivi em São Paulo foram mais que importantes para a minha vida presente e futura, aqui conheci amigos verdadeiros que estarão no meu coração para sempre e eles todos incrivelmente estão juntos para o Aramitan. Também em São Paulo, depois que me descobri internamente quem eu sou, vivendo num Camphil no Canada, descobri o “Tum” do meu tambor, e como um tambor tem a capacidade de me arrepiar toda vez que é ecoado pelos lugares. E foi lá, no Mucambos, que tive minhas primeiras vivências com a cultura brasileira e vi qual seria o meu caminho dali em diante. Um grupo com muita força, coragem, axé, união e ideal, com algumas briguinhas, mas todas importantes para uma reflexão e até mesmo transformações, exatamente como vejo no Aramitan.

Então, assim como o Aramitan é essencial para a minha vida, o Mucambos é essencial para a minha formação como musicista e claro, para minha vida também e os dois estiveram juntos cortejando pelas ruas do Embu-Guaçu nesse dia. Um sonho realizado de muitos outros!

Obrigada!!

Croh! (Ana Claudia)


Eu Vim de Longe
Minino Índio
Eu vim de longe
Pra bater neste tambor
Eu vim de longe
Pra bater neste tambor
Eu peço licença à Rainha
Foi quem me abençoou
Eu peço licença o meu Rei
Foi que me coroou


Um comentário:

  1. um dos melhores dias do mutirão, cultura Brasileira no Aramitan!!!

    Bjos

    ResponderExcluir