........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Sexta-feira, dia 15 de Julho // Dia do plantio

Sexta-feira foi um dia muito diferente porque nós fomos plantar árvores. Foi um dia muito lindo mesmo !


O dia começou com um café de manhã muito especial porque a Luma e a Krow tinham preparado Pães de Quejo muito saborosos. Depois do café de manhã uma piruá chegou para nós buscar e nós levar para a entrada do parque. Como sempre, a viagem foi muito musical, com pandeiro, cantos e alegria. Para mim eu que não sou brasileira, é uma coisa muito especial e eu amo ver a importância da música na cultura brasileira, até para uma viagem de só deis minutos !

Lá no parque, fizemos uma roda e cantamos uma canção muito linda. É uma canção com duas vozes (Grave e Aguda) sobre um grupo de amigos que não encontram o carro e que o procuram! A melodia é muito linda e a coreografia associada muito divertida. Depois fomos a outro lugar para começar a plantar árvores. Tiveram muitos árvores para plantar mas ao final do dia, conseguimos plantar todos.


O plantio foi um trabalho em conjunto : um tira as ervas (com uma enxada) para formar um circulo, um outro usa uma pinça muito grande para formar um buraco no chão, e outras pessoas passavam para colocar mudas dentro desses buracos. Enormes sacolas de terra circulavam de um buraco a outro para tapar a base das mudas. Vários jovens do curso de meio ambiente organizado pelo parque trabalharam com nós e nós ensinaram a plantar certinho.
 
 

Durante o almoço, voltamos para a entrada do parque para comer um lanche e descansar um pouco. Durante essa hora chegaram cinco jovens especiais com quem Andreza trabalha durante a semana. Eles participaram também a tarde do plantio de arvores, e foi muito legal de poder fazer uma atividade com eles.

A tarde passou muito rápido e nós paramos de trabalhar quando acabaram as mudas. No final da tarde chegou o secretario do meio ambiente de Embu Guaçu quem deu uma entrevista para o documentário do Multirão que estão preparando Ana e Phil. Ele falou que ele é muito grato a Aramitan que essas pessoas venham para ajudar na preservação dessa zona de manancial em Embu-Guaçu. Uma coisa que me emocionou durante o dia é que uma menina estava nós ajudando a tarde, de própria iniciativa dela, e quando eu perguntei se gostava de plantar arvores, ela me respondeu “Sim, muito. Como eu moro aqui, eu cuido de aqui”. Achei que era uma resposta muito linda ! Depois do plantio todo o mundo ficou bastante cansado. A maioria foi dormir cedinho porque o dia tinha sido muito cansativo, e os que ficaram com energia foram para a Casa Amarela onde rolou mais musica e alegria ! O dia fechou assim, tão lindo como tinha começado.

Realmente, todo o mundo gostou muito daquele dia. Para mim, foi também muito especial porque foi meu aniversário e eu não veia melhor forma de passar meu aniversário que plantando raízes no Brasil, um pais que eu amo tanto! E de passar esse dia com pessoais para quem ,durante o tempo desse multirão, desenvolvi um carinho tão profundo e sincero! No começou eu tinha planejado de ficar só 10 dias, mas ao final vou ficar quase tudo o mutirão inteiro! A energia que se sente aqui, no dia-dia, é tão linda e especial : eu realmente amo estar aqui, com tantos jovens de lugares e historias diferentes, mas todo compartilhando essa alegria e vontade de trabalhar juntos para um projeto tão lindo!

Aramitan, Du Fond Du Coeur, Merci !

-- Melisa Cran

Nenhum comentário:

Postar um comentário