........ ....................................................................................CENTRO SOCIO-CULTURAL - EMBU GUAÇU, SÃO PAULO

Dia 17 – Cozinha, tintas e brincadeiras


No nosso segundo dia de trabalho no Aramitan, pegamos as tintas que nós mesmos fizemos na segunda-feira e começamos a pintura dessa grande casa. Por todo lado muito trabalho: pessoas subindo e descendo dos andaimes, com capacetes e cordas de segurança no corpo e rolos de tinta na mão, pintavam a parte mais alta da casa, bem perto do telhado; a maioria ficou em terra firme, lixando as paredes (o que parece simples, mas da um trabalhão!) e pintando a parte da frente da casa; outros se ocuparam da limpeza do espaço, varrendo a casa, limpando os banheiros e cuidando do nosso espaço de convivência; e outros se ocuparam da cozinha, cozinhando para todo mundo o dia inteiro: batatas, arroz, feijão, salada, bolinhos de arroz, pão caseiro e, de janta, pizzas de vários sabores, feitas com a ajuda de muita gente.

Fiquei ajudando na cozinha o dia inteiro, não paramos um minuto, mas foi muito gostoso! Muita música do Brasil, da Argentina, de Cuba, Rap, Caetano e Havana Club dando animo pra preparar (e limpar) tudo para nossas refeições. Com a ajuda de quem tem mais experiência na cozinha (e muito bem humor também!) não deixamos nada queimar na panela. E da pra ver a diferença desse cuidado todo no trabalho de todo mundo.

No fim da tarde, depois de um dia cansativo de trabalho, recebemos um presente: duas crianças aqui da comunidade, a Jhenyfer e a Jesyka, vieram brincar com a gente. Elas ficaram bem tímidas no começo, mas depois deixaram a vergonha de lado e brincaram de cavalinho, de ninja e de pega-pega com a gente, correndo no gramado ate anoitecer. Cansados da correria, adivinha onde fomos parar? Outra vez na cozinha! Todo mundo se encontrou lá para preparar as pizzas e as duas garotinhas escolheram seus ingredientes favoritos para fazerem uma pizza só delas (que ficou muito gostosa, modéstias a parte). Levamos elas pra casa depois da pizza, porque já estava ficando tarde, e terminamos nossa jornada conversando na fogueira, observando a lua cheia e as estrelas desse céu brilhante de Embu-Guaçu. E amanha o trabalho continua!

João















Nenhum comentário:

Postar um comentário